• Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon

Porquê conhecer os seus custos?

Atualizado: 9 de Jul de 2018

Para termos sempre o domínio sobre o nosso negócio

Mas para se ter esse domínio deve conhecer muito bem os custos, saber com precisão quanto foi gasto e em que foi gasto, isso lhe permitirá saber se está fazendo lucros com as vendas que faz. Muitos dizem que isso nunca faz com que se ganhe mais dinheiro, mas faz com que não perca dinheiro. Sabendo mais sobre o que acontece com os gastos do seu negócio abre espaço para controlar o ganho de dinheiro ou a não permitir a sua perda. 


A falta do domínio dos custos e seu respectivo registo e controlo dificulta a leitura eficiente dos números que registou, por conta disto poderá pensar que está obtendo lucros enquanto não, ou aumentar ou manter o preço enquanto poderia baixar mais um pouco sem incorrer a prejuízos, por isso mantem-se actualizado sobre o que acontece com os preços na sua praça de venda e com seus fornecedores e mantenha tudo sobre controlo.

Todo negocio que tem boa gestão deve conhecer aonde, em que momento e quanto o seu negócio está gastando e por causa disso o que acontece com o lucro. 


Para que tenhamos um controle de custos mais eficiente

Nisto todas as operações devem ser registadas (entradas, saídas, prazos e marcação de preço). Quando o controle de custos não é feito, ou não foi feito da forma correcta, toda a estrutura do negócio poderá estar comprometida, pois a base para marcação de preço do seu produto, que deve ser o custo mais a margem de lucro estipulada pelo empreendedor, aí entram todos os gastos, prestar atenção a aqueles que frequentemente são ignorados, como almoço, retiradas para compras e pagamentos particulares. 

Se entender a organização dos custos, você esta em uma boa posição para negociar com os fornecedores e até dar desconto aos clientes fiéis. Se você sabe que gastou 50mt para comprar o seu produto para vende a 75mt, saberá que não deve baixar o preço para 45mt.


Para tornar o nosso negócio competitivo

Para que o seu negócio seja mais competitivo em relação a sua concorrência deverá ter conhecimento do seu negócio mais do que ninguém, também conhecer o que os teus concorrentes estão a fazer o seu negócio, mas se não sabe como manipular as informações dos seus custos não lhe valerá nada saber o que acontece no mercado.


Imagine que o seu concorrente baixe o preço dos 75mt para 65mt, mas como você não esta a controlar os seus custos não está em boa posição para também baixar o preço para 65mt, neste caso, irá perder a sua vantagem de competir com os outros, só porque não entende os seus custos e como afectam o sucesso do seu negócio no mercado.

Conheça os seus custos como a palma das suas mãos, isso lhe fará ter um controlo do seu negócio, assim como saberá o desenvolvimento real dos seus lucros.



adicionado recentemente

© 2020 MOWOZA

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon