• Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon

Sabes o que são custos?

Atualizado: 9 de Jul de 2018


Pode notar-se que os comerciantes ou empreendedores no sector informal, estão mais centrados na venda e as técnicas comuns de vendas envolvidas para ter mais clientes, deixando de lado o controlo dos gastos do dia-a-dia no seu negócio, isso porque consideram que é um assunto muito complicado e fora das suas capacidades escolares. Algumas comerciantes que já tem um pouco de conhecimento alegam ser trabalhoso fazer isso; se justificam dizendo que isso não faz com que ganhem mais dinheiro.


A falta de consciência e de interesse, associados a todos custos envolvidos nos seus negócios, também faz com que percam dinheiro.

Se quiser ser um bom comerciante ou um empreendedor de sucesso, procure formas ou técnicas que ajudem a si a entender os princípios dos seus gastos: Quanto é que você gastou? Em que você gastou? Quanto vai precisar gastar amanhã, próxima semana, próximo mês..? Procure sempre ser dedicado na monitoria e registo dos seus custos, mesmo muitos consideram desnecessário.

Procure um lugar para anotar o dinheiro para fazer o controlo, pode ser em um caderno ou se preferir optar pela modernidade um computador, usando programas como Excel ou mesmo aplicativos como E-CONTA ou *741# se fores moçambicano. Mas em qualquer dos casos é preciso sempre registar todos os seus custos. É necessário dominar todos os custos em seu negócio para vencer as dificuldades do dia-a-dia que encara no seu negócio.

Na sua maioria, os custos podem ser entendidos como todo o dinheiro que é gasto pelo nosso negócio ou o dinheiro que sai do no nosso negócio: Pagar salários, compra de mercadorias, pagamento de juros de empréstimos, pagamento de renda do lugar onde vendemos e tantos outros.

O processo de comprar mercadorias e vender é uma actividade chave do negócio, neste processo deve prestar atenção nos custos envolvidos em cada fase. Nestes custos, alguns variam em função das mercadorias ou vendas, outros mantêm-se mesmo se não formos a realizar uma venda, daí que é preciso separar esses custos em Custos Fixos e Custos Variáveis, outros chamam de Despesas Fixas e Despesas Variáveis.


Uma vez que possui o conhecimento e disciplina nos custos, é hora de usar essas informações em benefício da boa saúde do seu negócio, isso é mais importante do que simplesmente registar o dinheiro gasto. Deve entender essas informações que regista, tudo que é preciso para tomar decisões e ter domínio dos custos, e com isso, proporcionar ao seu negócio condições de enfrentar a sazonalidade do mercado e aproveitar as oportunidades.

adicionado recentemente

© 2020 MOWOZA

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon