5. Finanças e hábitos de gastos

Como fazer a gestão financeira do pequeno negócio?
Para que o seu negócio alcance bons resultados, o empreendedor deve dominar cada ponto do seu negócio (principalmente no que diz respeito à gestão financeira). Quando ela é apropriada e certa, possibilita a tomada de decisão eficaz, que gera bons resultados.
À medida que um pequeno negócio cresce, vai naturalmente aumentando a dificuldade na sua gestão. O caderno de registo que tínhamos já não dá conta, carecemos de informações nos nossos registos, se existirem, para fazer um orçamento certo. É preciso ter conhecimento das finanças do seu negócio, nomeadamente:
Gestão financeira
Gestão financeira é o conjunto dos procedimentos administrativos relacionados com o planeamento, execução, análise e controle das actividades de compra e venda do negócio para obter o máximo de lucro com nossas acções.
Antes de avançar na gestão financeira propriamente dita, deve separar o dinheiro do negócio do dinheiro das despesas particulares
É hábito misturar os gastos que fazemos na nossa vida particular com as despesas do nosso negócio. Nota-se isso quando pagamos transporte pessoal ou pagamos o vizinho com o dinheiro da receita do dia anterior que levamos para casa.
Fixe essas 3 tarefas
Faça o registo e controle do caixa todos os dias: gerir as entradas e saídas do dinheiro relativo as vendas e despesas;
Gestão de investimentos: ocorre quando a empresa resolve expandir, aumentar as suas mercadorias, o seu estabelecimento e equipamentos, entre outros;
Gestão de crises: Envolve renegociar prazos com clientes e fornecedores, dívidas, fazer escolhas difíceis em tempos difíceis.
Dentre essas tarefas, importa dar atenção ao Fluxo de Caixa
Uma das ferramentas mais práticas é a elaboração de um Fluxo de Caixa que pode ser feito num computador, caderno ou mesmo no papel, mas sempre deve ser bem registado e conservado.
A lógica é simples: consiste em anotar as Entradas, Saídas e o Saldo de dinheiro durante um período que pode ser diário, semanal ou mensal.
O ideal é que o fluxo seja actualizado, no mínimo, uma vez por semana para que o empresário tenha sempre uma boa visão das finanças em um futuro próximo.