5. Finanças e hábitos de gastos

June 12, 2018

 Como fazer a gestão financeira do pequeno negócio?

Para que o seu negócio alcance bons resultados, o empreendedor deve dominar cada ponto do seu negócio (principalmente no que diz respeito à gestão financeira). Quando ela é apropriada e certa, possibilita a tomada de decisão eficaz, que gera bons resultados.

 

À medida que um pequeno negócio cresce, vai naturalmente aumentando a dificuldade na sua gestão. O caderno de registo que tínhamos já não dá conta, carecemos de informações nos nossos registos, se existirem, para fazer um orçamento certo. É preciso ter conhecimento das finanças do seu negócio, nomeadamente:

 

 

 

Gestão financeira

Gestão financeira é o conjunto dos procedimentos administrativos relacionados com o planeamento, execução,  análise e controle das actividades de compra e venda do negócio para obter o máximo de lucro com nossas acções.

Antes de avançar na gestão financeira propriamente dita, deve separar o dinheiro do negócio do dinheiro das despesas particulares

É hábito misturar os gastos que fazemos na nossa vida particular com as despesas do nosso negócio. Nota-se isso quando pagamos transporte pessoal ou pagamos o vizinho com o dinheiro da receita do dia anterior que levamos para casa.

Fixe essas 3 tarefas

  • Faça o registo e controle do caixa todos os dias: gerir as entradas e saídas do dinheiro relativo as vendas e despesas;

  • Gestão de investimentos: ocorre quando a empresa resolve expandir, aumentar as suas mercadorias, o seu estabelecimento e equipamentos, entre outros;

  • Gestão de crises: Envolve renegociar prazos com clientes e fornecedores, dívidas, fazer escolhas difíceis em tempos difíceis.

Dentre essas tarefas, importa dar atenção ao Fluxo de Caixa

Uma das ferramentas mais práticas é a elaboração de um Fluxo de Caixa que pode ser feito num computador, caderno ou mesmo no papel, mas sempre deve ser bem registado e conservado.

A lógica é simples: consiste em anotar as Entradas,  Saídas e o Saldo de dinheiro durante um período que pode ser diário, semanal ou mensal.

O ideal é que o fluxo seja actualizado, no mínimo, uma vez por semana para que o empresário tenha sempre uma boa visão das finanças em um futuro próximo.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Featured Posts

Raising CoVid Awareness through RICC

April 23, 2020

1/2
Please reload

Recent Posts

March 15, 2018

Please reload

Archive
Please reload

Search By Tags
Please reload

Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2020 MOWOZA

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon