3. Os custos directos

June 7, 2018

É importante conhecer os custos directos pois é a partir deles que vai estimar o preço certo do seu produto. Podem ser identificados como aqueles que estão directamente ligados ao produto, linha de produto. Estes custos se identificam imediatamente com a produção dos mesmos, quanto maior for a produção, maior serão os custos directos. Se o nosso negócio dedica-se a produção e venda de bolo, o gasto pela compra de leite, trigo, manteiga e outros ingredientes são chamados de custos directos, pois estão directamente ligados na confeição do bolo.

 

Os custos directos, que podemos considerar despesas que variam de acordo com o que queremos produzir, são considerados valores gastos quando se realizam as vendas. Normalmente são considerados como despesas variáveis os materiais, mercadorias, mão-de-obra por trabalho na produção. Porém, em cada negócio é preciso avaliar, dos valores gastos, aqueles que são pagos em função do valor da venda e considerá-los despesas variáveis. Por exemplo: a contratação de uma pessoas para vender nas horas de pico.

Controlar e saber o valor e as condições das Despesas Variáveis permitem ao empresário:

  • Estabelecer melhor os preços de vendas das mercadorias;

  • Completar o entendimento e o conhecimento sobre o valor total de custo de suas mercadorias.

  • Apurar melhor o ganho bruto que está tendo na venda de cada mercadoria;

  • Apurar com maior precisão os resultados obtidos das vendas totais, se lucro ou prejuízo;

  • Negociar com maior segurança possíveis descontos nos preços em determinadas situações especiais de vendas.

Esses custos devem ser bem planeados antes de começar as vendas e bem antes de marcar o preço, pois é através da contabilização dessas despesas que vai ter um custo total, neste acrescentar uma margem de lucro e daí formar o preço que se ajuste as suas necessidades e ao mercado onde faz negócio.

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Featured Posts

Raising CoVid Awareness through RICC

April 23, 2020

1/2
Please reload

Recent Posts

March 15, 2018

Please reload

Archive