4. Os custos indirectos

June 8, 2018

 

Os custos indirectos são despesas que são realizadas para garantir o funcionamento do negócio, mas tomemos nota que essas despesas não estão directamente ligadas a produção do nosso produto, mas servem de suporte para que o processo de produção aconteça. Os custos indirectos são conhecidos ao fim de um determinado período, que é normalmente de um mês. Portanto, os custos indirectos não são conhecidos ao término do produto e deve procurar métodos para ter registo desses custos, tornar possível sua alocação entre vários produtos gerados pelo negócio. Sem o conhecimento do custo indirecto qualquer procedimento para apurar o custo de produção seria impossível.

 

Os custos indirectos em termos gerais são padronizados e pagos mensalmente, daí que a sua aplicação deve ser planeada, saber antes o que vai gastar.

Através das fórmulas que definem as variações dos custos indirectos de fabricação, a variação de aplicação dos custos indirectos de fabricação pode ser analisada em função de duas componentes, isto é, duas variações que somadas umas com as outras constituem a variação de aplicação.

 

Essa separação ou análise é de grande valor prático: permite identificar as causas da variação total e encontrar a sua explicação. Assim, por exemplo, vemos que a variação de orçamento dos custos indirectos de fabricação aparece do fato de se fazer um orçamento, para um dado nível do volume de produção, custos indirectos diferentes daquele em que o negócio realmente incorreu. Já a variação da capacidade é devida a um erro de orçamento da capacidade de produção, isto é, a empresa produziu mais ou menos o que se havia feito no orçamento, em termos de unidades de contabilidade de produção. O valor prático dessa análise está em ajudar o empreendedor para fazer um orçamento, a identificar os erros cometidos com a sua própria origem e assim, poder fazer melhores orçamentos no futuro.

 

O conhecimento do custo indirecto de fabricação aplicado, conforme já se salientou anteriormente, permite o conhecimento do custo de fabricação no mesmo momento em que a fabricação termina, não sendo necessário esperar até o fim do mês, quando são conhecidos os custos indirectos de fabricação efectivos.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Featured Posts

Raising CoVid Awareness through RICC

April 23, 2020

1/2
Please reload

Recent Posts

March 15, 2018

Please reload

Archive