1. Sabes o que são custos?

June 5, 2018

 

 

1. Sabes o que são custos?

Pode notar-se que os comerciantes ou empreendedores, possuem habilidades para as negociações de venda e de compra e acabam valorizando muito mais isso do que o controlo dos gastos que fazem no dia-a-dia no seu negócio. Isso porque consideram que dá muito trabalho fazer isso, e dizem que é difícil, que não sabem como fazer ou não tem ferramentas apropriadas, ora não saberiam usar uma ferramenta para isso, e ainda, que quase nunca isso faz com que ganhem mais dinheiro. Isso é preocupante, pois faz com que deixem de ter mais conhecimento sobre o próprio negócio.

 

Precisamos ganhar Consciência do que é preciso saber certinho, quanto se gasta e em que se gasta, e disciplina de sempre querer saber. Parece desnecessário dizer isso? Mas não é! Procure um lugar para anotar os valores gastos para fazer o controlo, pode ser no velho e bom ou no computador. Mas em qualquer caso é preciso sempre registar tudo.

Para mudar esta situação os empreendedores, em primeiro lugar devem entender que só dependerá deles mesmos em compreender e dominar todos os custos em seu negócio. Outro entendimento necessário é de que ter esse domínio é importante para o negócio. E por fim, buscar orientações a pessoas certas e que sabem da matéria para colocar tudo isso em prática e assim vencer as dificuldades do dia-a-dia.

 

Tendo já essas noções, custos deve utilizar as informações que possui para saber sobre os custos, isso é mais importante do que simplesmente registrar os valores gastos. Deve entender essas informações obtidas nos controlos, tudo que é preciso para tomar decisões e ter domínio dos custos, e com isso, proporcionar ao negócio condições de enfrentar situações desfavoráveis ou tirar mais proveito das situações favoráveis.

No comércio, por exemplo, comprar mercadorias, abastecer o stock e vender são as principais actividades, e os gastos que ocorrem são entendidos como sendo os custos totais do negócio. Ora, neste caso para obter o valor de custo total das mercadorias, é preciso separar os gastos totais em duas áreas, as quais podemos chamar de:

• Despesas fixas e

• Despesas variáveis

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Featured Posts

Raising CoVid Awareness through RICC

April 23, 2020

1/2
Please reload

Recent Posts

March 15, 2018

Please reload

Archive
Please reload

Search By Tags